terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Iniciar a educação alimentar desde criança

Um estudo em população escolar evidencia que cerca de 30% das crianças portuguesas tem excesso de peso, constatando-se que a maioria tem pais obesos, hábitos alimentares errados e pratica pouco exercício físico, passando muitas horas em frente à televisão.

Para o tratamento da obesidade infantil é primordial que se estabeleça um Plano Alimentar Equilibrado, que permita um crescimento adequado, e que se proceda à prática de Exercício Físico com regularidade. Por outro lado, a Educação Alimentar torna-se um elemento de consciencialização e reformulação das distorções do comportamento alimentar, visando a modificação e a melhoria dos hábitos alimentares a longo prazo.

A Educação Alimentar em ambiente escolar beneficia a saúde das crianças, não só na infância, como também, na idade adulta, tendo em conta que:
  • “O equilíbrio nutricional condiciona o desempenho na escola.”
  • “A Educação Alimentar estimula a adopção de hábitos alimentares saudáveis para toda a vida.“
  • “As crianças devem ter conhecimento para poderem fazer as suas escolhas.”





5 comentários:

Inês Silva disse...

parabéns pelo blog. os temas dos posts são mto interessantes e estão mto bem escritos...

maribel disse...

Concordo plenamente com o artigo.Hoje em dia, com tanta informação e de forma tão variada, não se justifica termos uma população com tanto excesso de peso.Mas terá mesmo tudo a ver,não só com o que se aprende na escola como também com o exemplo que se tem em casa, na família e pessoas mais próximas.
Parabéns! ;-)

Sheila disse...

ss

Sheila disse...

É assustador ver a maneira como as crianças de hoje se alimentam...
A culpa, é também da industria alimentar e das campanhas publicitárias muito bem conseguidas, de tal forma, que prometem e convencem pais, que produtos alimentares destinados a crianças e com um grande processamento alimentar, são a melhor escolha. A maior parte esconde grandes quantidades de acúcar, como exemplo deixo os iogurtes que podem ter até 30 g de acúcar por 200 ml. São 4 pacotes de acúcar, numa só embalagem! É ASSUSTADOR, NÃO É???

Unknown disse...

Tendo presente que a prevalência da obesidade infantil em Portugal tem vindo a aumentar, torna-se cada vez mais importante a intervenção das equipas de Saúde Escolar nesta área. Actualmente, Portugal integra-se num contexto de abundância e de comportamentos alimentares padronizados, que se traduzem num modelo alimentar com consequências preocupantes. Dada a franja de população com que trabalham, as escolas têm um papel bastante importante, pois a estas incumbe a formação de gerações que a médio prazo poderão inverter (ou confirmar) o padrão de saúde actual. Neste sentido, as escolas são o local por excelência para desenvolver a Educação Alimentar.