domingo, 16 de dezembro de 2007

Kefyr - Kefir - PROBIÓTICO

Em resposta a Lucinda, agradecendo muito o interesse evidenciado:

O Kefir é um produto com aspecto muito semelhante ao do iogurte, mas com valor nutricional e terapêutico muito superior, sendo classificado como Alimento Funcional.


É uma bebida cremosa, de sabor ligeiramente amargo, que resulta da fermentação do leite, conseguida pela adição de grãos de kefir. Estes grãos são formados por uma mistura complexa de bactérias e leveduras unidas a uma matriz polissacarídea. Quando adicionados ao leite (de vaca, cabra, ovelha, soja, etc.), vão fermentá-lo, incorporando na sua composição bactérias e leveduras benéficas, entre elas o Lactobacillus bulgaricus, Streptococcu thermophilus, Lactobacillus acidophilus, Lactobacillus casei. Estes microorganismos apresentam efeito probiótico, ou seja, são capazes de equilibrar a flora bacteriana do intestino, promovendo a saúde, ao diminuir o risco de doenças intestinais. O uso regular do kefir pode aliviar desordens intestinais, como obstipação e diarreia, reduzir a flatulência, proporcionando um funcionamento intestinal mais saudável. O kefir também tem revelado eficácia na prevenção do cancro do cólon.

Além de bactérias benéficas e leveduras, o kefir contém minerais, vitaminas do complexo B e aminoácidos essenciais importantes para a manutenção das funções vitais do organismo. O seu teor elevado em triptofano, cálcio e magnésio resulta numa acção relaxante. O kefir também fornece fósforo, um mineral que participa no processo da absorção de hidratos de carbono, gorduras e proteínas. Sendo uma fonte de vitamina K e vitaminas do complexo B, a ingestão de kefir promove a regulação do funcionamento renal e hepático, acelera os processos de cicatrização e activa a função imunológica.

O kefir pode ser consumido só ou associado a outros alimentos, como frutas, cereais, mel, o que o torna ainda mais nutritivo.

A dose diária recomendada é de 1 litro por dia (variando a dosagem consoante a forma de apresentação do produto e o tipo de recomendação).

Não são conhecidas contra-indicações.

1 comentário:

Luisa disse...

Gostei muito da exposição e acho muito importante explicar os beneficios que os alimentos funcionais têm nas diversas áreas da saúde. No entanto acho que a dosagem não está bem explícita, uma vez que existem já alguns produtos no mercado com este tipo de bactérias e cujas recomendações são diferentes.